Você está aqui: Home » Capa » Notícias da Câmara Municipal de Viamão

Notícias da Câmara Municipal de Viamão

Elevador começa a funcionar na sexta-feira– O presidente da Câmara Municipal de Viamão, Xandão Gomes (PRB), anunciou a inauguração do elevador, que acontecerá nesta sexta-feira, dia 16. A adaptação do prédio público às necessidades dos deficientes tem sido uma das principais preocupações do presidente da Câmara que, em junho deste ano, havia anunciado o início das obras. “Essa obra vai promover a acessibilidade no prédio da Câmara e foi possível porque tivemos responsabilidade com os gastos no Legislativo durante o ano”, destaca Xandão Gomes. A instalação do dispositivo vinha sendo discutida desde o ano passado e atende às exigências da Lei Federal nº 10.098/2000, a Lei de Acessibilidade.

Câmara aprova área para instalação da APAE

A Câmara Municipal de Viamão votou e aprovou, na quarta-feira, dia 14, o Projeto de Lei 123/2016, que autoriza a Prefeitura de Viamão doar área no bairro Sítio São José para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Viamão – APAE. A proposição foi aprovada por unanimidade e o imóvel será destinado ao atendimento dos alunos da APAE, pacientes e comunidade em geral. A entidade vai assumir despesas de construção do prédio, instalação de equipamentos, manutenção, incluindo despesas de água, luz e outros encargos.

A APAE de Viamão foi fundada em 9 de dezembro de 1982 e realiza serviços educacionais e assistenciais. Atualmente, no prédio sede da entidade na av. Bento Gonçalves, está instalada a Escola de Educação Especial Integração, que conta com o número de 14 turmas e atende aproximadamente 200 alunos nos turnos da manhã e tarde, disponibilizando também 10 salas para os atendimentos clínicos.

Câmara aprova projeto que pune empresas por excesso de fiação em postes – O vereador Nadim Harfouche – PP, encaminhou para votação na Câmara, projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da retirada de fios excedentes ou sem utilidade, de cabeamentos instalados em Viamão. A matéria, aprovada por unanimidade, obriga empresas de energia elétrica, telefonia fixa e banda larga, TV a cabo e demais redes, a retirar os cabeamentos excedentes e sem uso dos postes de fiação. O não cumprimento das disposições da lei sujeitará o infrator punições com prazos.

Último capítulo: Projeto da Mu-Mu é aprovado —- Área será transformada em megaempreendimento imobiliário, com a instalação de um centro de compras e novos prédios para o Posto de Bombeiros e Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. =  = Na quarta-feira, 14, chegou ao fim uma, se não a mais polêmica, matéria que tramitava na Câmara Municipal de Vereadores neste ano. O Projeto de Lei 125/2016, de autoria do Poder Executivo, que trata do destino do terreno onde era instalada a fábrica da Mu-Mu em Viamão foi votado e aprovado com 15 votos favoráveis e quatro contrários.

FAVOR – Maninho Fauri, Nadim Harfouche, Dilamar de Jesus, Russinho, Dédo Machado, Xandão Gomes, Eraldo Roggia, Joãozinho da Saúde, Guguzinho Streit, Augusto Giraudo, Plínio Tiquino, Rui (suplente PSB), Kiko (suplente PTB), Leandro Aguirre e Carlos Bennech.

CONTRA – Eliseu Chaves Ridi, Serginho Kumpfer, Eda Giendruczak e Armando Azambuja.

O presidente Xandão Gomes – PRB, encaminhou a votação da área, de aproximadamente oito hectares. O terreno está inserido em uma região de 37 hectares e será dividido em partes para receber um projeto que contempla unidades habitacionais, salas comerciais e um centro de compras.

Em março deste ano, o projeto, criado a partir de um estudo que prevê mobilidade, centralidade e modelo de ocupação urbana na antiga área da fábrica da Mu-Mu, que deu base para o projeto de lei do Governo Municipal, foi apresentado aos vereadores e a comunidade, na Câmara de Vereadores. A fábrica da Mu-Mu teria sido obrigada a encerrar suas atividades, a partir de decisão da Fepam.

O projeto prevê construção de moradias, novos prédios para o Corpo de Bombeiros e CRAS, terminais de ônibus, praça pública e área de lazer. O empreendimento deverá alterar a rotina de mais de 80 mil pessoas da região. No projeto existe a implantação da Perimetral Metropolitana, cujo plano foi anunciado em 2014, pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) e tem como objetivo a conexão entre Viamão, Alvorada, Gravataí e Cachoeirinha.

Através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), Viamão prevê projetos de infraestrutura, como a chegada do BRT (Bus Rapid Transit) até o entroncamento de ERS-040 com a avenida Bento Gonçalves, em Porto Alegre, além da criação de um corredor exclusivo para os ônibus metropolitanos e de um novo terminal metropolitano na região central.

 

 

                

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759