Você está aqui: Home » Capa » NOTÍCIAS DA CÂMARA MUNICIPAL DE VIAMÃO

NOTÍCIAS DA CÂMARA MUNICIPAL DE VIAMÃO

Dédo desabafa: “Tenho um exército junto do PDT e de outros partidos”

Na sessão do último dia 14, o vereador Dédo Machado (PDT) reafirmou seu compromisso, já anunciado na sessão anterior, quando falou em transparência na maneira de tratar do projeto de lei que discute uma definição para o destino da área onde, por cerca de 20 anos, ficou instalada a fábrica da Mu-Mu, em Viamão. Dédo disse que tem escutado de muitas pessoas que ele teria se vendido para o prefeito Bonatto pelo projeto da Mu-Mu. “Vi alguns vereadores falando que eu estava sentado no projeto. Eu desafio alguém ter feito o maior número de audiências públicas, como fiz, enquanto estive como presidente da Câmara em 2015. Adotamos a metodologia de ouvir a população e as entidades responsáveis sempre que o projeto tinha importância para a cidade”.

O vereador disse que não entrou na política pela porta dos fundos e que não tem dobradiças nas costas enquanto estiver na vida pública. “Fiz muitas reuniões preparatórias e audiências públicas para discutir o PL 025/2016. São muitos que falam que estou guardando o PL para me valorizar, mas não faço conchavo político por troca de lâmpadas ou patrolamento de ruas”, desabafou.

Quanto a sua pré-candidatura a Prefeito, o vereador voltou a reafirmar seu compromisso na construção de uma chapa de oposição, que trabalhe para melhorar a cidade. “Eu não tenho medo de concorrer a prefeito, se assim meu partido e meus aliados achar melhor, porque tenho um exército junto do PDT e de outros partidos, mas sempre respeitando a todos”, finalizou Dédo Machado.

Vereador Jefferson denuncia venda de lonas doadas pela Prefeitura

O vereador Jefferson Huffell (PP) voltou a falar dos estragos causados pelo temporal de granizo que atingiu Viamão, deixando centenas de famílias desabrigadas, desalojadas ou em condições difíceis. Na sessão de quinta-feira, 14, o parlamentar disse que centenas de famílias atingidas já foram cadastradas e que a Secretaria de Cidadania e Assistência Social permanece fazendo o levantamento e colocando como prioridade casos de risco, como idosos, crianças e deficientes físicos.

Mas o principal motivo do vereador, ao subir à tribuna, foi uma denúncia bastante séria. “A falta de materiais é um dos principais problemas e o repasse estadual não chegou. Temos ainda muitas casas destelhadas. Estive em alguns locais e percebi que muitas pessoas estão se beneficiando com a venda de lonas que foram doadas, quando na verdade deveriam estar ajudando os que precisam. Outro problema é com relação ao comércio, que triplicou seus preços se aproveitando da situação dramática na qual vive nossa população”, lamentou Jefferson.

Na busca de parcerias

No dia 11 de julho, o vereador Leandro Aguirre presidiu reunião do Fórum Municipal da Economia Solidária, que contou com a presença do Diretor do Departamento de Fomento à Economia Solidária Vital de Carvalho Filho; do Gerente Executivo da ASSOCENE (Associação de Orientação às Cooperativas do Nordeste) Sandro Lima; do representante da AVESOL (Associação do Voluntariado e da Solidariedade) Douglas Filgueiras; da representante da Economia Solidária Gilvana Wagner; dos representantes de CTs (Comunidades Terapêuticas) e demais integrantes da Economia Solidária.

A reunião foi integrada por pautas que relacionam todos os grupos citados acima, visando á criação de uma REDE Municipal do Município de Viamão, onde facilitaria a produção em Rede de Fomentação dos mesmos. O Diretor do Departamento de Fomento à Economia Solidária Vital de Carvalho demonstrou total apoio ao desenvolvimento do projeto em Viamão e citou que a união de todos os membros será crucial para a concretização do mesmo. Na oportunidade, Vital visitou a Comunidade Terapêutica Fazenda Senhor Jesus (PACTO).

Parlamentar propõe aumento no repasse do Consepro

A Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Pública da Câmara Municipal de Vereadores de Viamão propôs na sessão plenária de quinta-feira, com a indicação de um projeto de lei ao Poder Executivo, o aumento no repasse dos valores ao Consepro – Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Viamão.

O documento solicita alteração da Lei 4.479/2016 que autoriza a prefeitura a repassar ao Consepro o valor de R$ 30 mil. A Frente justifica que o repasse atual não é o suficiente para atender os gastos que a Brigada Militar tem com a manutenção de suas viaturas e outros equipamentos.

O presidente da Câmara Municipal vereador Xandão Gomes (PRB) parabenizou a iniciativa do PL indicativo 013/2016 que foi protocolado na Câmara. “Toda a medida que vise melhorar as condições de segurança da nossa população é fundamental. Vamos trabalhar para garantir aumento no repasse”, parabenizou Xandão Gomes.

 

 

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759