Você está aqui: Home » Política » Eleições 2012: População demonstra pouco interesse

Eleições 2012: População demonstra pouco interesse

elFaltando menos de um ano para as eleições, o CR foi às ruas saber o que a população tem a dizer sobre o processo eleitoral. Em uma breve pesquisa, de amostragem qualitativa, foi detectado desinteresse do eleitorado, bem como, desconhecimento sobre possíveis candidatos e antipatia com determinados partidos políticos.

Segundo o doutorando em Ciência Política, André Luís Corrêa da Silva, 39 anos, a democracia representativa acaba limitando a população ao voto, o que reflete no pouco interesse pelo tema: “A população em democracias representativas é chamada periodicamente a participar da vida política elegendo seus candidatos. Nesse momento a política, transborda a sociedade. Podemos dizer que nessas sociedades, como é o caso da brasileira, existe um tempo para a política, o tempo do calendário eleitoral e há um timing que vai se incorporando a vida da sociedade”, disse ele, que é professor da Escola Estadual Walter Jobim, na vila Aparecida, no quarto distrito.

Na boca da urna

• Viamão é o oitavo maior domicílio eleitoral do Estado, com 158.693 mil eleitores;

• 75. 204 homens;

• 83.489 mulheres;

• 5.488 são analfabetos;

• 1.266 são menores de 18 anos

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral – atualizado em 24/11/2011.

NR: Confira reportagem na íntegra, inclusive com a palavra da população, no CR dessa sexta-feira, 25 de novembro

Texto: Saul Teixeira

Foto: Divulgação

Comentários (1)

  • jussara conceição ferreira

    André , na verdade a DEMOCRACIA REPRESENTATIVA , não está comtemplando o povo ! O povo apesar de escolher os seus candidatos , não se sentem representados , por eles , portanto a insatisfação , com os políticos é geral ! Na verdade quem fiscaliza , o PREFEITO são os VEREADORES , e quem deveria fiscalizar os VREADORES é o POVO ! Como isso não acontece , o POVO reclama , da sua falta de participação, embora temos o ORÇAMENTO PARTICIPATIVO , a participação popular ainda não se tornou hábito na vida politíca dos VIAMONENSES ! Tenho certeza que todos os VEREADORES , trabalham muito para atenderem , as necessidades políticas do povo ! Se o povo acompanhassem o trabalho dos VEREADORES , seria bem melhor ! JUSSARA EAMOS

    Responder

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759