Você está aqui: Home » Política » Programa de Apadrinhamento Afetivo abre inscrições no dia 16

Programa de Apadrinhamento Afetivo abre inscrições no dia 16

apO relator da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, das Minorias e dos Direitos Humanos, vereador Luís Armando Azambuja (PT), ocupou a tribuna da Câmara nessa semana, para defender a divulgação e a importância do Programa de Apadrinhamento Afetivo (PAA) de Viamão, voltado a crianças e adolescentes, com objetivo de qualificação do atendimento, para que se tornem adultos felizes.

O PAA busca pessoas que queiram dar carinho com objetivo de permitir que as crianças e adolescentes, que hoje são “filhos do Estado” e crescem nos abrigos municipais e nos conveniados, tenham referenciais de vida. “O padrinho ou a madrinha afetivos, irá prestar assistência moral, afetiva e física, complementando o trabalho dos abrigos, cumprindo os combinados com as instituições e afiliados.Essas oficinas serão organizadas e executadas pela comissão de acompanhamento, abordando temas como violência física e psicológica, negligência e maus tratos, limites, vínculo e apego, a realidade da vida em abrigos, aspectos jurídicos e responsabilidades sociais do cidadão”, explicou o vereador Armando.

Como funciona?

Para ser padrinho ou madrinha, a idade mínima exigida é de 18 anos, apresentar documentação solicitada; passar pela entrevista preliminar e participar da oficina de sensibilização. O apadrinhamento pode ser realizado por homem ou mulher, solteiro ou casado, jovem ou idoso, não importa. O que interessa é que tenha disponibilidade para ir à escola em datas especiais (dia das mães, dia dos pais), que olhe os cadernos, que convide para o almoço de domingo, que viaje nas férias, que passe um fim de semana diferente, que ajude a encaminhar para uma profissão quando chegar à adolescência, enfim, que apoie estes adolescentes, até a hora que completarem os 18 anos.

Inscrições

As inscrições aos candidatos interessados no Programa Apadrinhamento Afetivo serão recebidas no período de 16 a 30 de setembro, pelo telefone (51) 3054.7642, com Marcelo, da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), que tem sede junto a Prefeitura de Viamão. Já o prazo de entrega das documentações necessárias para o PAA vai até o dia 6 de outubro.

A preparação para os afilhados realizar-se-á através de oficinas organizadas pela Comissão de Acompanhamento da SMCAS, onde debaterão assuntos como a diferença entre PAA e adoção, limites, responsabilidades, vínculos e apego, respeito às diferenças, pertencimento, entre outros. As oficinas de preparação dos padrinhos e madrinhas serão realizadas em seis encontros, com duração de 2 horas e 30 minutos, cada, no período de 07 a 11 de novembro.

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759