Você está aqui: Home » Capa » Quem adota criança tem isenção de IPTU em Viamão

Quem adota criança tem isenção de IPTU em Viamão

Quem adota criança tem isenção de IPTU em ViamãoLei do vereador Armando Azambuja, incentiva adoção e a guarda de crianças. O prazo da solicitação para o benefício termina no dia 31 de março para quem já são pais adotivos.

Pioneiro no País, um projeto em Viamão, já transformado em lei municipal n° 3.069, de autoria do vereador Luís Armando Azambuja (PT), isenta do pagamento de IPTU (Imposto Territorial e Urbano) e TSU (Taxa de Serviços Urbanos) os contribuintes viamonenses que adotam ou que venham adotar legalmente crianças carentes.

A medida estende o benefício às pessoas que assumirem ou que já tenham assumido a guarda legal de criança. A isenção é limitada a um imóvel, da qual deverá ser, necessariamente, o mesmo onde resida a criança adotada.
O vereador justifica a iniciativa. “Quem adota faz um papel valioso e importante à sociedade, representando um futuro melhor às nossas crianças. Por isso, merecem este incentivo adicional. É uma forma justa de reconhecimento dessa ação social e generosa das pessoas”, disse.

Como fazer?

 Para obter o benefício da isenção é necessário apresentar no protocolo da Prefeitura os seguintes documentos: matrícula atualizada do imóvel, cópias da identidade e CPF, comprovante de residência (conta água, luz e/ou telefone), certidão de nascimento da criança, termo de adoção plena ou cópia da sentença do processo de adoção e/ou de guarda. A isenção tem validade de três anos, após este prazo, deve ser renovada por igual período. 

Prazo da solicitação 

O prazo da solicitação para o benefício termina no dia 31 de março para quem já são pais adotivos, e até o dia 31 de dezembro, aos pais venham a adotar. A isenção de quem adota, deve ser renovada a cada três anos. Mais informações, pelo fala Cidadão: 0800.60.10.203, Ligue IPTU: 3054.7669 e Ligue Fazenda: 3054.7658. 

 

RESUMO DA NOTÍCIA:

O que é: Isenção de IPTU e TSU para quem adota ou que venham adotar crianças

Onde: Prefeitura de Viamão (Protocolo geral)

Prazo para quem já são pais adotivos: Até 31 de março

Prazo para os pais que venham a adotar: Até 30 de dezembro

Validade da Isenção: Três anos, devendo ser renovada a cada três anos

Documentos Necessários: Matrícula atualizada do imóvel, cópias da identidade, CPF e comprovante de residência (conta água, luz e/ou telefone) do contribuinte, certidão de nascimento da criança adotada, termo de adoção plena ou cópia da sentença do processo de adoção.

Comentários (3)

  • Antonio Assis

    Execelente projeto. É saber que iniciativas como essa partem de Viamão.

    Responder
  • Antonio Assis

    Execelente projeto. É bom saber que iniciativas como essa partem de Viamão.
    Projetos como esse devem ser mais divulgados.

    Responder
  • Maria Aparecida da Costa

    Isso é uma vergonha. Adoção não é mercadoria, é ato de amor. Ao isentar este adotante de IPTU o nobre vereador esquece que estar criança precisa de saúde, educação e uma série de serviços públicos, que vem dos impostos. Quem paga a conta é a população. Medida populista e sem nenhuma credibilidade. Não existe isenção de imposto algum, existe transferência, pois se um não paga, outro é penalizado. Por que o vereador não sugeriu redução das regalias da câmara e investimento em políticas públicas? Esses são nossos edis, incompetentes, incapazes e mentirosos. Até quando?

    Responder

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759