Você está aqui: Home » Política » Semana da Pessoa com Deficiência

Semana da Pessoa com Deficiência

caA 17ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência foi o tema da sessão solene que aconteceu na noite da terça-feira, 23 de agosto, na Câmara Municipal de Viamão. A iniciativa foi do gabinete da vereadora Silvana Leal (PRB), a qual definiu a sessão como “a grande oportunidade da sociedade se inteirar mais sobre o assunto, proporcionando o debate e a discussão sobre as verdadeiras formas de inclusão das pessoas com deficiência em nosso município. Comemoramos também, desta forma, a criação do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, recentemente formatado em nossa cidade. Discutir a inclusão das pessoas com deficiência passa pela qualificação de uma estrutura básica para o planejamento e o debate. Por isso temos que valorizar todas as entidades, pessoas e ferramentas que proporcionem maior participação destas pessoas muitas vezes vítimas de preconceito ou desvalorização na nossa sociedade”, afirmou Silvana.

Tomaram parte da sessão: o vereador Jorge Batista (PTB); o prefeito municipal Alex Sander Alves Boscaini; o presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (CONADE), Moisés Bauer Luiz; o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (COEPEDE), Roberto Oliveira; e o chefe de gabinete da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (FADERS), Jorge Amaro. Também esteve na solenidade Giselle Guimarães Hubbe, que é primeira Miss Deficiente Visual Brasil, eleita no final do mês de julho, em Natal, no Rio Grande do Norte. A gaúcha, que tem baixa visão desde que nasceu (7% do olho direito e 3% do olho esquerdo) foi escolhida a mais bela entre as 18 candidatas que representavam 14 estados brasileiros.

Durante a sessão solene foram homenageadas as entidades que atuam no município no trabalho de inclusão das pessoas com deficiência: Lions Clube/Viamão, representado pelo seu presidente José Tadeu Pereira da Silva; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Viamão (APAE), representado pela diretora da entidade, Carla Costa; Instituto Estadual de Educação Isabel de Espanha, representado pelo diretor, Jefferson Huffel; Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (CONADE), representado pelo seu presidente Moisés Bauer Luiz; Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (COEPEDE), representado pelo presidente, Roberto Oliveira; Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (FADERS), representado pelo chefe de gabinete da instituição, Jorge Amaro.

Comentários (1)

  • jussara conceição ferreira

    Conheço o vereador Jorge Batista, desde de pequeno, sempre tive uma admiração por esse menino, Jorge sempre foi esforçado e cheio de luz, sempre deu à nós muita alegria ,com sua voz maravilhosa, e hoje Jorge Batista, faz um brilhante trabalho , na Câmara Municipal de Viamão ! Parabéns , Viamão por ter um vereador como Jorge Batista ! JUSSARA CONCEIÇÃO FERREIRA

    Responder

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759