Você está aqui: Home » Política » Projeto defende criação do Dia de Combate à Psoríase

Projeto defende criação do Dia de Combate à Psoríase

Doença de pele atinge homens e mulheres entre 20 e 40 anos. Já existem leis nacional e estadual que buscam reduzir o preconceito contra os portadores

Viamão institui o Dia de Combate à Psoríase  O vereador João Carlos Oliveira (Joãozinho da Saúde- PMDB), Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, protocolou Projeto de Lei 015/2012 que Institui o Dia Municipal de Combate à Psoríase, a ser realizado anualmente, no dia 29 de Outubro, e que deve passar a integrar o Calendário Oficial de datas e eventos do Município de Viamão.

A proposta do vereador é que a data tenha como lema “Preconceito pega; Psoríase não!”, visando conscientizar e reduzir o preconceito que as pessoas estão expostas devido à falta de informação da doença que causa lesões na pele.

Joãozinho da Saúde salienta que Psoríase é uma doença inflamatória, crônica, não contagiosa, de difícil tratamento. No Brasil estima-se que mais de 5 milhões de pessoas são acometidos da doença. Embora comum, ela é bastante desconhecida da população em geral, afeta o que o ser humano tem de melhor a “aparência”.

Os portadores são vítimas de segregação, preconceitos e discriminação, justamente pela falta de informação. Por isso, da importância da nomenclatura “Preconceito pega; Psoríase não.”, também em homenagem à Gladis Lima- Presidente da Associação Nacional dos Portadores de Psoríase (Psorisul).

Saiba mais

Viamão institui o Dia de Combate à Psoríase  Já há reconhecido Nacional desta data através da Lei Federal nº 11.373/2006 e Estadual através da Lei Estadual 12.572/2006; também já há legislações em alguns municípios do RS.

Homens e mulheres são atingidos de igual forma, na faixa etária entre 20 e 40 anos, podendo, no entanto, surgir em qualquer fase da vida e com grande frequência em pessoas da pele branca, sendo raras em negros, índios, asiáticos e não existe entre esquimós.

Fonte: Assessoria vereador Joãozinho da Saúde (PMDB)

Edição: CR

Fotos: arquivo CR e Wikipédia.org

Comentários (1)

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759