Você está aqui: Home » Política » Viamão receberá Escola Técnica

Viamão receberá Escola Técnica

esSAUL TEIXEIRA*

Iniciativa integra o Pronatec e beneficia sete cidades no Estado

A cidade de Viamão, historicamente posta à margem dos grandes investimentos, ganhará sua primeira Escola Técnica Federal, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O anúncio foi realizado na última sexta-feira, 12, pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC), em Brasília.
O município integra uma das sete cidades contempladas com a iniciativa em todo o Estado. A expectiva é que a escola seja instalada até o final de 2014.

Além de Viamão, serão beneficiadas as cidades de Santo Ângelo, Vacaria, Lajeado, Sapiranga, Alvorada e Gravataí, sendo que cada uma receberá R$ 10 milhões do governo federal. Inicialmente, serão cem vagas por instituição e, em contrapartida, as prefeituras cedem a área para a instalação das unidades públicas de ensino.

Segundo o prefeito Alex Boscaini, a localização pretendida é em frente ao Ana Jobim, aonde atualmente existe um campo de futebol (foto), localizado na parada 36, no acesso a vila Santa Cecília, no quarto distrito: “Estamos em uma tratativa avançada com o governo do Estado para estabelecermos essa área para a instalação”, disse.

Cursos disponíveis

Para escolher os cursos, cada região deve montar uma comissão e discutir com a população em audiências públicas. Em Viamão, três vereadores governistas, Sérgio Kumpfer, Éderson Machado (Dédo) e Marciel Fauri (Maninho), os três do PT, estão à frente do processo. Segundo o vereador Serginho, que anunciou a realização da sessão especial, o objetivo é debater e receber sugestões a respeito dos cursos que poderão ser oferecidos pela entidade.

Por outro lado, o prefeito Alex Boscaini se antecipou e disse que Viamão terá ensino médio técnico na área de tecnologia e também ensino superior na área de tecnologia e licenciatura. O CR foi às ruas saber da palavra da população sobre o tema. Confira ao lado.

NR: Confira mais detalhes e a palavra da população sobre o tema, na edição impressa de sexta-feira, 19 de agosto.

* material de apoio: Jornal Zero Hora, Comunicação Social Prefeitura de Viamão e Ass. Imprensa Câmara Viamão

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759