Você está aqui: Home » Capa » Zilmar Rocha: “Quero ser Deputado Estadual”

Zilmar Rocha: “Quero ser Deputado Estadual”

ESPECIAL

Vereador viamonense é o sucessor natural da cadeira, mas corrente interna do PT busca conduzir outro nome ao parlamento. Decisão até o dia 21

>>> Após 19 anos, a cidade de Viamão poderá contar novamente com um representante na Assembleia Legislativa. Com a vitória de Luis Lauermann (PT) na eleição suplementar para a prefeitura de Novo Hamburgo, no último domingo, 3 de março, o partido abre vaga para um suplente no parlamento estadual.

Com 21.932 votos para Deputado Estadual no pleito de 2010, o vereador de Viamão Zilmar Rocha é o próximo nome Zilmar Rochana linha de suplentes da sigla. Entretanto, corrente interna do PT estadual tentam impedir a posse (leia “Entenda o Caso”). “A vaga é legitimamente nossa, do povo de Viamão. Esperamos apenas que a questões internas sejam resolvidas. A decisão deve sair até o próximo dia 21”. É com este sentimento que Zilmar Silva da Rocha, 63 anos, inicia a conversa com a reportagem do CR.

Em seu terceiro mandato como vereador, ele defende uma Viamão protagonista nas discussões estaduais e afirma que sua atuação como deputado buscará atender históricas demandas da cidade: “Entre algumas das prioridades estão a definição do pedágio em Viamão, a duplicação da Estrada Caminho do Meio e da ERS-118 até o Vila Ventura, a Segurança Pública, entre outros temas importantes para nosso município”, disse.

Sobre a responsabilidade de ser o segundo deputado estadual da história da cidade, ele relembra o trabalho e importância do ex-prefeito Tapir Rocha, já falecido, o primeiro a levar Viamão para a Assembleia, entre os anos de 1991 a 94. “O ex-prefeito e deputado Tapir Rocha prestou históricos e relevantes serviços a Viamão. Sem dúvidas, o seu legado serve de inspiração para todos nós viamonenses”, completa.

Entenda o caso

A corrente estadual interna PT Amplo e Democrático, que tem entre as lideranças o governador Tarso Genro, busca conduzir o vereador de Porto Alegre, Carlos Todeschini – que é o seguinte suplente após Zilmar Rocha- para a vaga. Para isso, espera que o viamonense, que não integra a corrente, abra mão do assento. Do contrário, a corrente não descarta que o titular Luiz Fernando Mainardi, hoje Secretário Estadual de Agricultura, deixe o executivo e retorne à assembleia, acabando com a aspiração de Zilmar.

Mudanças na Câmara

Com a renúncia do mandato de vereador, Zilmar abrirá espaço para que o suplente Ronaldo Ribeiro (PT) assuma definitivamente o lugar na Câmara de Vereadores – hoje ocupa a vaga de Ederson “Dédo” Machado. Sendo assim, Jussemar da Silva, ex-secretário do governo Boscaini, deve assumir uma das cadeiras em Viamão.

Ex-prefeito e assessor

Zilmar e AlexPrincipal artífice da campanha de Zilmar, em 2010, o ex-prefeito Alex Boscaini (d) defende o retorno de Viamão à Assembleia, independente do curto espaço de tempo destinado ao suplente – uma vez que os titulares licenciados para ocupar vagas no executivo retornam em 2014: “A vaga é um direito conquistado nas urnas e a cidade de Viamão esperou muito por essa oportunidade. O vereador Zilmar tem um acúmulo de experiência e comprometimento com os viamonenses e saberá muito bem representar toda a população”, disse.

Após trabalhar como secretário de Obras e ser líder do governo Boscaini na Câmara, Zilmar espera repetir a “dobradinha” com o ex-prefeito, mas desta vez, tendo Boscaini como assessor: “Tenho certeza que o prefeito Alex, por sua história dentro da cidade, será um importante aliado em nosso mandato como deputado estadual”. Neste sentido, Boscaini coloca-se à disposição: “Continuaremos ajudando a cidade, assim como fizemos como prefeito e vereador. Nossa intenção é ajudar Viamão, em qualquer cargo ou função que seja”.

Executivo e Legislativo

Valdri BonattoO prefeito Valdir Bonatto (PSDB) valoriza a possibilidade de Viamão contar com um representante na Assembleia: “O vereador Zilmar possui uma trajetória política da cidade, fez parte do governo nos últimos 16 anos e conhece as principais necessidades do nosso município. Acredito que independente da questão partidária, ele possa somar esforços na busca do desenvolvimento de Viamão”, afirmou.

Por sua vez, o vereador e presidente da Câmara, Luís Armando Azambuja (PT), informa que o Legislativo é unânime Armando Azambuja (D) fez questão de cumprimentar Zilmar Rocha pela conquista ainda na noite de domingoem relação a aspiração de Zilmar Rocha. Neste sentido, a Câmara enviou manifestação de apoio ao vereador, endereçada ao PT estadual e ao governador. “Solicitamos que sejam feitos todos os esforços no sentido que o nosso representante assuma a cadeira. Somos o único município da região metropolitana que ainda não possui um deputado. Confiamos, acreditamos e apostamos na competência do vereador Zilmar Rocha”, disse.

Fotos: divulgação

Comentários (2)

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759