Você está aqui: Home » Cultura » Detalhes – Por Milton Santos

Detalhes – Por Milton Santos

DetalhesRonaldinho

Na edição passada, o CR publicou reportagem sob o título “Dupla Gre-Nal em Viamão”. Nela, gremistas e colorados opinaram sobre o que esperam das duas equipes neste ano. Os gremistas se voltaram para o assunto Ronaldinho Gaúcho.
Como bom gremista, quero dizer que não era adepto à contratação de Ronaldinho, fato que expressava todos os dias aqui na redação do CR. O milionário e EX-jogador e craque, no meu entender, viria só atrapalhar a vida do Grêmio. Pagode, noitadas e falta aos treinos seriam usuais e, em contrapartida, viria o carteiraço para ser titular no time. Então, fez bem o presidente Paulo Odone ao desistir do negócio.

Câmara

Nada oficial, mas tomei conhecimento que a atual administração da Câmara Municipal de Vereadores de Viamão vai abrir concurso público para provimento de diversos cargos naquele legislativo.
Outra informação, é de que ainda nesta legislatura haverá a busca de um terreno, ou até um prédio já pronto, para alojar a Câmara. Hoje, o espaço está exíguo para acomodar o complexo funcional do legislativo no paço municipal da praça Julio de Castilhos. A partir de 2013 serão 21 vereadores e o número de pessoal deve aumentar.

Curiosidade

Por que o novo dia é contado a partir da meia-noite? Trata-se de uma convenção. Os babilônios principiavam o dia com o nascimento do sol contando 24 horas sem interrupção, no que foram seguidos por muitas nações orientais. Em determinada época, os romanos começaram a dividir o dia em dois blocos de 12 horas cada um: 12 horas de claridade e 12 de trevas. No início os italianos contavam a partir do por-do-sol. No entanto,  como o desaparecimento desse astro varia cada dia, era necessário acertar continuamente os relógios. Foram os astrônomos que, contando 24 horas seguidas, adotaram o princípio ao meio-dia. Ptolomeu fixou o início ao meio-dia; Hiparco à meia-noite e Copérnico novamente ao meio-dia. Tal costume se perpetuou até o início do século XX, quando os astrônomos decidiram iniciar à meia-noite. De fato, antes de 1925, o dia astronômico começava ao meio-dia, 12 horas mais tarde que o início do dia civil na mesma data. Desde 1925, o dia astronômico passou a concordar com o dia civil, dia solar que começa à meia-noite. Não se conta a partir das 6 horas da manhã por que o nascer do sol varia ao longo do ano. (Atlas Celeste)

Segurança

Segundo informações colhidas, em dois dias houve, em Viamão, duas ocorrências de roubo contra veículos e servidores da EBCT, os Correios. Num dos casos, o motorista de um veículo daquela empresa resultou baleado. Haverá uma reunião entre o comando do 18º. BPM e a EBCT da cidade e seus representantes do Setor de Segurança e funcionários, a fim de discutir tais fatos. Serão questionados sobre itinerários, rotas, uso de GPS, segurança no transporte de materiais e encomendas de valor, bem como outros dispositivos de segurança dos funcionários em trabalho externo.

Só rindo

O bebê grita a plenos pulmões e a amiga sugere à jovem mãe:
– Por que você não experimenta cantar um pouco para ele se aquietar?
– Já cantei várias vezes, mas meus vizinhos mandaram dizer que preferem o berreiro do bebê…

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759