Você está aqui: Home » Esportes » Dupla Gre-Nal em Viamão

Dupla Gre-Nal em Viamão

 SAUL TEIXEIRA

O campeonato gaúcho, primeiro compromisso da dupla Gre-Nal em 2011, tem início somente no dia 16 de janeiro. Entretanto, fora de campo, inúmeros boatos, planos e especulações têm ganho o noticiário diariamente, como é típico neste período que antecede as competições oficiais.
No lado azul, o assunto predominante é a provável volta de Ronaldinho Gaúcho. Por sua vez, a metade vermelha do Estado sonha com a contratação de um grande centroavante. É justamente sobre estas questões, além das expectativas em relação a temporada, que abordamos gremistas e colorados na região central da cidade. Conforme Miguel Greff de Vargas, 63 anos, a retomada do Grêmio no segundo turno do campeonato brasileiro deixa a torcida esperançosa para um grande 2011: “Estávamos em uma decadência assustadora, mas graças ao trabalho do Renato Portaluppi, podemos sonhar com grandes conquistas neste ano. O Ronaldinho é um grande jogador, mas não gostaria que ele voltasse agora. É uma estrela que acabaria fazendo sombra aos demais jogadores”, disse Miguelito, como é conhecido.Por sua vez, o representante colorado, Sérgio Sarturi, 24 anos, ameniza o insucesso no mundial de clubes e projeta um ano de muitas conquistas para a torcida colorada: “Perder é do jogo. Estamos há cinco anos em uma ótima fase e o trabalho precisa prosseguir. A permanência de Fernando Carvalho na direção, certamente se refletirá em novos títulos. Precisamos apenas de um grande centroavante”, disse o funcionário da Secretaria de Obras e Viação da cidade (SMOV) que sonha com o retorno do centroavante Nilmar, atualmente no Villareal da Espanha.

Retorno esperado

“Ronaldinho é o nosso grande sonho”. É com esta frase, que o gremista Gérson Pires, 44 anos, resume o sentimento de grande parte da torcida tricolor. Conforme ele, que é morador de Águas Claras, a concorrência de outros clubes, como Flamengo e Palmeiras, pode dificultar o negócio: “Além do Ronaldo, o Grêmio precisa trazer um lateral-esquerdo e um grande zagueiro, no estilo xerifão, como era o Hugo de León”, sugere ele, fazendo referência ao capitão gremista na conquista da Copa Libertadores em 1983.
Para a comerciante Fernanda Mendes, 16 anos, apesar das dificuldades na negociação, o camisa 10 da seleção acabará retornando ao clube que o projetou: “Espero que ele volte e que o Grêmio retome as grandes conquistas. Com Ronaldinho será mais fácil, mas os jogadores precisam correr muito, como fazemos aqui na loja diariamente”, afirmou.
O mesmo sentimento é compartilhado pelo morador da Lomba do Pinheiro, Carlos Alberto da Costa Cardozo, 39 anos: “Seria um grande reforço para qualquer equipe do país. É um jogador de qualidade incontestável e que melhoraria consideravelmente o time. Com Ronaldinho de volta, vai dar gosto de ver o Grêmio jogar”, afirmou.
Conforme Adriano Rocha, 32 anos, a volta de Ronaldinho seria um acréscimo importante à equipe, que segundo ele, está bem ajustada: “Ele é um craque diferenciado. Mas, se por acaso não vir, não tem problema. O time está bem entrosado, com Victor, com Jonas. O Ronaldinho seria a cereja do bolo”, projetou o morador da vila Tarumã.

Camisa 9

Entre as maiores aspirações da torcida e da própria direção co-lorada é a contratação de um grande centroavante. Este é o desejo do guarda municipal Alex Goulart Salles, 43 anos: “Sabemos que os nomes que estão sendo cogitados dificilmente serão contratados, mas espero que o Inter tenha um grande centroavante em 2011, além de dois laterais novos”, afirmou ele, fazendo referência aos centroavantes Luís Fabiano e Ricardo Oliveira, ambos com passagem pela seleção brasileira. 
Por sua vez, o colorado Jair Garcia de Oliveira, 62 anos, acre-dita que o Internacional não fará nenhuma grande contratação e se limitará a investir no patrimônio do clube: “A situação foi a mesma quando construímos o Beira-Rio. O Inter ficou um bom tempo sem investir em futebol, o que acabou dando a hegemonia ao Grêmio. Ainda bem que desta vez o Grêmio também está envolvido com a construção de sua arena”, disse o morador do Krahe.
Segundo Maria de Vargas Pereira, a expectativa recai sobre a conquista de novos títulos: “Espero que o Inter vença a Libertadores e retorne ao Mundial. Se pudesse pedir mais alguma coisa, desejo que o Inter vença também o brasileirão que faz tempo que não ganhamos”, disse.
Retornando ao desejo de reforços, o funcionário da SMOV, Daniel dos Santos, também sonha com a volta do ex-centroavante do Inter: “Não quero Luis Fabiano, nem Ricardo Oliveira. Com Nilmar voltando e o trazendo o lateral Léo Moura do Flamengo, teremos muito sucesso”, projetou.

Paixão x negócios

Proprietário de uma loja de artigos esportivos no centro, o colorado Daniel Moura, 48 anos, torce para o sucesso da dupla Gre-Nal, o que acabará refletindo no crescimento das vendas: “Sou colorado, mas faz muito tempo que deixei de secar o Grêmio. Quero mais é que a dupla vença todas as competições possíveis, inclusive, espero que o Grêmio contrate logo no Ronaldinho”, afirma, dizendo ainda que espera que o Inter reverta a má impressão que deixou no Mundial de Clubes, sobretudo, pelos artigos da equipe que adquiriu especialmente pela disputa.

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759