Você está aqui: Home » Blogs » PCD’s participam de acampamento de férias na Quinta da Estância

PCD’s participam de acampamento de férias na Quinta da Estância

Crianças e jovens adultos com deficiência intelectual da Associação Cristã de Moços do RS (ACM) passam cinco dias em meio à natureza

OLYMPUS DIGITAL CAMERAIntegração, cidadania e responsabilidade social. De 7 a 11 de janeiro, a Quinta da Estância sedia a segunda edição do acampamento de férias para crianças e jovens adultos com deficiência intelectual (PCD’s). A ação faz parte do ‘Projeto Borboleta’, desenvolvido há 15 anos pela Associação Cristã de Moços (ACM) do Rio Grande do Sul.

De acordo com a coordenadora do projeto, Iara Correa Mazzali, o acampamento de férias na Quinta da Estância teve a segunda edição por proporcionar momentos positivos na saúde e no bem-estar dos participantes. “Além da socialização, o acampamento de férias proporciona autonomia para os PCD’s e é uma oportunidade deles vivenciarem atividades diferentes do dia-a-dia, como jogos e desafios em meio à natureza, aproximação dos animais e dinâmicas de grupo, trazendo noções de disciplina e responsabilidade para cada um deles”, explica.

Antes de iniciar o acampamento no Estado, a ACM buscou nos Estados Unidos o know how (saber como, em tradução livre) para a realização de um projeto de acampamento de férias que beneficiasse o desenvolvimento psicossocial e pedagógico das crianças com deficiência, e encontrou na fazenda Quinta da Estância a proposta ideal para atingir estes objetivos. Para Mazzali, a infraestrutura, o atendimento e a qualidade da programação oferecem às crianças o desenvolvimento adequado para vivenciarem novas aventuras com responsabilidade.

As crianças e os jovens adultos praticam atividades recreativas, esportivas e de desenvolvimento psicomotor. “São muitas atividades durante o dia e à noite. Nós percebemos o vínculo afetivo que eles criam conosco e com os colegas. Passam a cuidar uns dos outros, perdem o medo em situações desconhecidas e desenvolvem autoconfiança. Longe dos pais, eles se tornam mais independentes, cumprem horários, são disciplinados e compromissados com as atividades. É muito positivo”, ressalta Mazzali.

Habilidade e admiração

A coordenadora conta que até mesmo os monitores ficam admirados com os resultados dos participantes. Na última quarta-feira, dia 9, as crianças personalizaram camisetas realizando pinturas com tinta. “Surpreendeu-nos a habilidade e a criatividade de alguns dos participantes. Não sabíamos que tínhamos conosco um talento da pintura. Foi maravilhoso”, comentou Mazzali.

Participam do acampamento de férias da Quinta da Estância 25 PCD’s entre 14 e 31 anos, acompanhados de oito monitores da ACM e dois instrutores da Fazenda Quinta da Estância.

Fonte: Enfato Comunicação Empresarial

Edição: CR

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759