Você está aqui: Home » Capa » Secretária Estadual de Mulheres morre em Porto Alegre

Secretária Estadual de Mulheres morre em Porto Alegre

Márcia Santana CREx-moradora do bairro Açorianos, em Viamão, a titular da pasta estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Márcia Santana, 35 anos, foi encontrada morta em sua residência, no bairro Jardim do Salso, em Porto Alegre, na madrugada desta quarta-feira, 13 de março.

Conforme informações iniciais, ela teria sofrido um enfarte fulminante, porém, o laudo da necropsia ainda não foi divulgado. De acordo com o portal ClicRBS, o corpo de Márcia teria sido encontrado pelo companheiro dela – o gerente de administração do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Claudiomiro Ambrosio – no banheiro da residência. A Samu esteve no local, tentou animá-la, mas não houve êxito. O óbito foi confirmado por volta das 0h45.

Márcia entrou no governo Tarso Genro em 2011. Desde então, ela esteve algumas vezes em Viamão divulgando as ações do governo Tarso Genro voltados à promoção das políticas femininas, a última delas, em janeiro deste ano, em Itapuã – RELEMBRE!

Procurado pelo CR, o vereador e ex-prefeito Eliseu Fagundes Chaves (Ridi), aliou-se a consternação que assola a comunidade política: “É uma perda para o Estado, para Viamão e para o Partido dos Trabalhadores. A Secretária Márcia era uma aliada de Viamão, sempre valorizou suas origens e foi colaboradora da cidade na busca por ações e projetos voltados à cidade”, disse.

Segundo Ridi, Márcia Santana iniciou sua trajetória política no PT local, na década de 90: “Ela sempre mostrou engajamento na defesa feminina, esteve envolvida com o mandato do vereador Ildo Brito e inclusive liderou um grupo de mulheres em Viamão (Associação Viamonense de Mulheres Mariá). Depois disso, trabalhou no gabinete da Deputada Maria do Rosário, até chegar ao governo Tarso”, relembrou, destacando, ainda, o legado deixado pela secretária, além de prestar condolências aos amigos e familiares.

Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura de Viamão, o município terá representante nos atos de despedidas à secretária.

Estado e Planalto

O governador está em Brasília e decretou luto oficial de três dias. Ao lado da Ministra Maria do Rosário, ele retornar ao Estado nesta quarta-feira para acompanhar os atos fúnebres. A morte de Márcia ocorre no dia em que o Palácio do Planalto irá lançar o programa “Mulher: Viver sem Violência” e que tem apoio da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres.

Trajetória

Ligada ao movimento feminista, Márcia Santana era assistente social e foi chefe de gabinete da então deputada Maria do Rosário. Foi diretora da Fundação de Proteção Especial do Estado, presidente da Associação de mulheres Viamonenses Mariá, sócia-fundadora do movimento pelo fim da exploração sexual de crianças e adolescentes do RS, secretária executiva da rede nacional de frentes parlamentares em defesa da infância no Brasil e assessora técnica da comissão parlamentar do Congresso Nacional – que investigou redes de exploração sexual de mulheres, crianças e adolescentes.

Foto: secretariademulheres.blogspot.com e Vinícius Santos/arquivo CR

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759