Você está aqui: Home » Capa » Viamão na presidência da Federação das Mulheres

Viamão na presidência da Federação das Mulheres

O 10º Congresso da Federação das Mulheres Gaúchas – FMG ocorreu no dia 31 de agosto  contando com a presença de cerca de duzentas mulheres de todo o Estado. Elas saíram do evento com a missão de organizar associações de mulheres por todo o Rio Grande do Sul.

A mesa principal diretiva do Congresso contou com a presença de Edith Puhl, Presidente da entidade; Mari Perusso, Secretária Chefe Adjunta da Casa Civil do Palácio Piratini e também fundadora da FMG; Ariane Leitão, Secretária de Políticas para as Mulheres do RS; Emilia Fernandes, Presidente do Fórum de Mulheres do Mercosul, Secretária do Escritório CODESUL do RS, ex-Senadora e ex- Ministra das Mulheres no governo federal; Tamara Biolo, representante da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do RS; Tânia Reckziegel, Desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região; Luciana Caon, Delegada adjunta da Delegacia Especializada de Atendimento às Mulheres; e Glaucia Morelli, Presidente da Confederação das Mulheres do Brasil. Ainda prestigiaram o evento Maria Amália, ex-presidente da FMG; Gustavo Lirio, Vice-Prefeito do município de Tupanciretã; Ângela Guimarães, Secretária Nacional Adjunta de Juventude; Nelson Junior, Presidente da União Gaúcha dos Estudantes – UGES; Letícia Moreira, Presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundários de Porto Alegre – UMESPA; Giovanna Santos, diretora da União Municipal dos Estudantes de Torres – UMES Torres; Éder Pereira, Secretário Geral da Central Geral dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil –CGTB/RS; e Alexandre Santana, Vereador de Guaíba.

O 10º Congresso da FMG debateu o papel das mulheres na luta pelo desenvolvimento nacional. Mariara Cruz, Diretora de Juventude de Sapucaia do Sul, mediou a mesa onde Edith Puhl, presidenta da FMG, apresentou um balanço da gestão 2009/2013 com as ações desenvolvidas e os projetos realizados. Glaucia Morelli, presidenta da CMB, destacou a luta das mulheres pelo direito à Educação Infantil, ressaltando que este é primeiro um direito da criança e depois um direito da mulher; falou da importância das mulheres fazerem o controle social das políticas publicas e trouxe a memória da luta travada pelas mulheres desde a criação das Federações de Mulheres nos Estados no inicio dos anos 80 e da Confederação das Mulheres do Brasil em 1988.

Durante o Congresso foi realizada uma mesa de debate que tratou da criação das Associações de Mulheres nos municípios e da Autonomia e Emancipação das Mulheres. A mesa foi mediada por Adriana Damasceno e teve como painelistas: Claudete Oliveira, Presidente da recém-criada Associação de Mulheres de Guaíba – Mulheres em Movimento, que falou da importância das Associações de Mulheres ativas nos municípios; Lilian Lira, que fez uma apresentação da linha do tempo da FMG, quais foram as principais lutas travadas desde sua criação e da importância da autonomia e emancipação das mulheres, da luta por salário igual para mesmo trabalho e mais oportunidades para as mulheres. Adriana Damasceno aproveitou para falar dos desafios que a Federação das Mulheres Gaúchas tem para o presente e para o futuro dizendo que “é, também, papel das mulheres a luta por mais desenvolvimento, para que as riquezas nacionais, como o pré-sal, não sejam leiloadas e que possa haver crescimento econômico barrando o pagamento da dívida em detrimento à moradia, educação, saneamento, trabalho e saúde”.

Ao final do Congresso Mari Perusso, fundadora da FMG, foi convidada a conduzir o processo de eleição da nova diretoria da FMG. A seguir, procedeu-se o processo eleitoral que, por unanimidade, elegeu Adriana Damasceno da Rocha Lucas, para conduzir os trabalhos da FMG no quadriênio 2013/2017.     Adriana é professora há 19 anos da Prefeitura de Viamão, especialista em Psicopedagogia e em Projetos Sociais; foi diretora da EMEF Jardim Viama, da EMEF Jeronimo Porto, assessora pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Viamão e coordenadora do Programa Escola Aberta do Município de 2006 a 2008. Atualmente está cedida para o governo estadual onde já atuou como assessora técnica na Secretaria de Educação do RS e Secretaria de Politicas para as Mulheres do RS.

Dentre os municípios participantes do 10º Congresso da FMG estavam: Porto Alegre, Bagé, Vacaria, Santa Maria, Butiá, Viamão, Alvorada, Canoas, Sapucaia do Sul, Tupaciretã e Guaiba. Se fizeram presentes a presidente do PTB de Viamão, Andreia Gutierres, e a coordenadora do PTB Mulher de Viamão sra. Iara Rodrigues; o professor Jefferson Damasceno, Presidente Municipal do PPL de Viamão e Membro do Diretório Estadual  do RS; comitiva de mulheres viamonenses composta de: Miriane Kempf, Marina Rocha e Joice Dutra, Maria Melgarejo e Mãe Mara de Oxum.

 

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759